Livros O Processo

O PROCESSO, DE FRANZ KAFKA

11:43Kellen Pavão




Sinopse: O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal. Nesse romance, a ambigüidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados. A Ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fotos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura.

Destaques: O livro “O Processo” é uma obra filosófica, inteligente e que nos leva uma grande reflexão, além de abrir portas a diversas interpretações. Assim como em outros livros de sua autoria, Franz Kafta explora neste livro situações inusitadas e ilógicas. A história do protagonista Josef K, um pacato bancário que é preso no seu aniversário de 30 anos por razões que desconhece gera mistério e curiosidade, já que, assim como Josef, nos colocamos a buscar motivos plausíveis para uma atitude tão arbitrária.

Josef é autorizado a exercer suas atividades cotidianas mediante o compromisso de comparecer a um Tribunal pouco comum. Este cenário inusitado incomoda e instiga a leitura, que flui de forma leve e direta, mas sem deixar de lado um complexos questionamentos, traço muito comum nas obras de Kafka. O tempo todo somos surpreendidos, já que o autor parte do inusitado, do inesperado.

Josef K. não consegue sequer defender-se diante do Tribunal, fazendo com que o protagonista comece a se sentir culpado, ainda que não saiba porque. Esta ambiguidade no comportamento de Josef fica evidente quando ele começa a internalizar o sentimento de culpa e ao mesmo tempo busca manter-se confiante de descobrir o real motivo de todo aquele pesadelo. Josef segue atormentado diante do seu confuso processo, sem saber como proceder diante do seu dilema. Por fim Josef K. sucumbe ao sentimento de culpa e a pressão social a que foi submetido.

Franz Kafka, que é advogado, põe em xeque o conceito de justiça no Direito, e seu caráter subjetivo fica cada vez mais exposto. A estrutura judicial, a impessoalidade e o totalitarismo do estado e assim como o acesso burocrático à justiça são claramente criticadas claras ao longo da obra. A falta de solidariedade, o individualismo da sociedade também são alvo do autor.

Estes são apenas algumas observações acerca do livro em questão. “O Processo” é uma obra completa, que envolve reflexões acerca do aparato judicial, ao autoritarismo do Estado, questões jurídicas, da psicologia e da filosofia. Um livro sensacional que se tornou um dos maiores sucessos de Franz Kafka! 
Trechos do Livro:
“Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum.”
"Em que teatro estão representando?" 
"Quando a corte acusa alguém, a Corte não pode ser arredada dessa convicção."
"Admite não conhecer a lei, mas declara-se inocente."




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato