Escritores Jane Austen

Jane Austen

22:24Isabela Lapa

Hoje estamos iniciando mais uma sessão no blog. O objetivo é apresentar um pouco sobre a vida e as obras dos grandes escritores da literatura estrangeira e nacional, como também falar sobre aqueles que mesmo não sendo tão famosos ou reconhecidos, conseguiram nos conquistar pelos mais diversos motivos. 

Em razão da comemoração do bicentenário do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, que ocorreu nesta semana, como falamos aqui, vamos começar a sessão com esta famosa e marcante escritora. 

Jane Austen, ao lado de Shakespeare, é certamente um dos maiores nomes da literatura inglesa. 

A escritora, que começou a demonstrar o seu talento para as letras ainda na adolescência, nasceu no ano de 1775, na casa da paróquia de Severton, em Hampshire, uma zona rual na Inglaterra. O seu era o sacerdote do local e, por tal razão, ela viveu a maior parte da sua vida nesta região, que possuía uma classe abastada e muito religiosa. 

Austen teve seis irmãos e uma irmã mas velha, chamada Cassandra. As duas eram muito íntimas, inclusive, o único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito pela irmã e que atualmente se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres. 

Em 1801, a sua família mudou-se para Bath. Contudo, seu pai faleceu em 1805 e Jane, a sua irmã e a sua mãe se mudaram para Chawton, onde seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). 


A "cottage", em Chawton, onde Jane Austen viveu, hoje abriga uma casa-museu. Em 1795 teve um flerte com Thomas Lefroy, mas não há evidência de que tenha sido algo sério. Jane nunca se casou.

Aos 17 anos ela escreveu o seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. 

O seu segundo livro, Pride and Prejudice, em português Orgulho e Preconceito, foi publicado em 1797 e se tornou a sua obra mais conhecida. Contudo, antes de alcançar tamanho sucesso e se tornar um clássico, a obra foi malvista pelos editores e sofreu um enorme descrédito no meio editorial.

Em 1811, Jane publicou o romance Sense and Sensibility, em português Razão e Sensibilidade, cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. 

Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park(1814) e Emma (1816), que em um estilo menos ágil e humorístico, ganhou em serenidade e sabedoria, sem perder uma das características típicas da escritora: a ironia.

Jane morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasão e Abadia de Northanger, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. 

Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.


OBRAS:


Orgulho e Preconceito:
Título Original: Pryde and Prejudice

Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é o romance mais popular de Jane Austen. Elisabeth Benett, a protagonista, é de uma família com cinco filhas, e sua mãe, tem fixação em lhes conseguir bons maridos. Quando Elizabeth conhece o Sr. Darcy, a quem julga arrogante e orgulhoso, ela tem certeza de que ele seria o último homem no mundo, com quem ela poderia ser convencida a se casar. Porém, o amor os leva a superar seus orgulho e preconceito.











Persuasão
Título Original: Pesuasion

Publicado em 1818, persuasão é o último romance completo escrito por Jane Austen. Aos 19 anos, Anne Elinor se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. Porém, Anne se deixa persuadir por sua família que desaprova o romance. Um reencontro, oito anos depois, resgata sentimentos que jamais haviam se extinguido. Mas, será que os sentimentos dele ainda são os mesmos? Será que conseguirão reconciliar-se ou será tarde demais? Estas são as dúvidas e incertezas que passam a atormentá-la.












Razão e Sensibilidade:
Título Original: Sense and Sensibility

Foi o 1º livro de Austen a ser publicado, em 1811, e foi escrito sob o pseudônimo "A Lady". Após a morte do pai, as irmãs Elinor e Mariane (a racional e a sensível), são obrigadas a se acostumar com um estilo de vida mais simples e na medida em que buscam a felicidade, aprendem uma com a outra a encontrar o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade.













Mansfield Park:
Título Original: Mansfield Park

Aos 12 anos, Fanny Price teve que ir morar com a família de seu ti,o Sir Thomas Bertram, devido a difícil condição financeira de seus pais. Embora fosse desprezada por maior parte da família, que faziam questão de lembra-la de sua inferioridade, passou a ser a protegida de seu primo Edmund. Contudo, esta gentileza, fez com que os sentimentos de Fanny para com Edmund, se tornassem mais profundos do que ele imaginava.












Emma
Título Original: Emma

Emma Woodhouse, jovem, rica e bonita, considerava-se a pessoa mais apta para dar conselhos amorosos. Porém, ela própria, jamais havia se apaixonado e na verdade, tinha certeza de que permaneceria solteira pelo resto da vida. Contudo, o amor de sua vida, estava mais perto do que imaginava.













Abadia de Northanger
Título Original: Northanger Abbey

Ao passar algus dias na casa de amigos da família, em Bath, Catherine Morland, conhece vários jovens da cidade, entre eles Henry Tillney. E é convidada pelo pai dele, o general Tillney, a visitar uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger. Animada com o clima de mistério, a moça aceita o convite prontamente e, durante sua estadia na casa, entra num conflito entre ficção e realidade.















Lady Susan

É um pequeno romance epistolar de Jane Austen, possivelmente escrito em 1794 mas não foi publicado até 1871. Nunca foi publicado em português.

Este romance epistolar, uma das primeiras obras completas que a autora nunca submeteu a publicação, descreve os esquemas da personagem principal, a viúva Lady Susan, enquanto ela busca um novo marido para ela, e outro para a filha.












NO CINEMA:

As obras Orgulho e Preconceito, Emma e Persuasão também ganharam versões no cinema. Quem tiver a oportunidade, deve conferir. 


ALGUMAS PASSAGENS:

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras são muitas vezes utilizados como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. Orgulho se relaciona mais a nossa opinião de nós mesmos, a vaidade, o que teríamos que os outros pensam de nós." (Orgulho e Preconceito)

"Quando a mente não está desejosa de convencer-se, sempre encontra algo para suportar suas dúvidas." (Razão e Sensibilidade)

"Há pessoas que quanto mais você faz para eles, menos eles vão fazer por si mesmos." (Emma)

"Metade do mundo não consegue compreender os prazeres da outra metade." (Emma)

"Uma mulher envolvida é sempre mais agradável do que uma desprendida. Ela está satisfeita consigo mesma. Suas preocupações são mais, e ela sente que pode exercer todos os seus poderes de agradar sem suspeita. Tudo está seguro com uma senhora empenhada; nenhum dano pode ser feito ". (Mansfield Park)

"A amizade é sem dúvida o melhor bálsamo para as dores do amor desapontado." (Abadia de Northanger)

"Nunca houve dois corações mais abertos, nem gostos mais semelhantes, ou sentimentos mais em sintonia!!!" (Persuasão)

"Sinto-me dividido entre a agonia e a esperança". (Persuasão)







Fonte: 



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato