Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: A era dos e-book readers

10:38Isabela Lapa

O leitor de livros eletrônicos é um aparelho que possibilita a leitura de livros digitais. Neles é possível aumentar ou diminuir a letra, clarear ou escurecer a tela, salvar partes do texto, grifar o texto etc. Em um aparelho é possível armazenar inúmeros livros, o que ajuda na economia de espaço e facilita a mobilidade. 

Na era da tecnologia, nada mais comum que a adoção destes aparelhos. Assim, em razão da modernidade e praticidade, as vendas tem só aumentado. Em meio a tantas inovações trazidas por eles, faz-se necessário analisar as vantagens e desvantagens da compra dos livros digitais.


Vantagens:

- os livros digitais não têm limite de estoque; 

- as comprar não tem frete e a entrega é imediata (finalizada a compra, o link para download é liberado); 

- o custo é menor, porque os recursos implantados para a sua produção são menores;

- são de fácil mobilidade (em um aparelho da marca Kindle, por exemplo, é possível armazenar mais de mil livros);

- permitem a cópia e impressão apenas das páginas selecionadas;

- podem ser traduzidos para diversas línguas com simples comandos do aparelho;

- permite localizar uma palavra ou uma frase inteira no texto;

Desvantagens:

- como o aparelho eletrônico é mais frágil que o livro convencional, é mais fácil de perder;

- o leitor não consegue perceber se está no meio ou no final do livro; 

- o roubo de um livro digital é impossível, já que todos estarão no mesmo aparelho. Logo, o prejuízo será enome; 

- a bateria do aparelho pode acabar durante a leitura do livro digital, o que não acontece com um livro de papel; 

- os livros digitais, em regra, não podem ser emprestados. Os sistemas da maioria dos livros digitais se não impedem, dificultam bastante o compartilhamento; 

- quem comprar um aparelho da Kindle não poderá ganhar livros digitais de presente, já que a venda deles na opção “presente” é vedada; 

Na questão do meio ambiente, pesquisas demonstram que existe um empate entre os livros convencionais e os digitais. Isto porque, por mais que a natureza seja preservada com a não impressão dos livros, a produção e manutenção dos aparelhos utiliza de inúmeros recursos que degradam o meio ambiente da mesma forma. 

No que se refere à concentração e memorização, estudos revelam que elas são maiores nos livros convencionais que nos livros digitais. 

No quesito experiência, é inegável que nada pode substituir o livro convencional. Afinal, o prazer pelo “cheiro” do livro e a textura do papel são inigualáveis. A emoção de virar a página é única! Inclusive, sobre esse prazer, Monteiro Lobato sabiamente se expressou:


“— Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos, uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura está almoçado ou jantado. Que tal? (…)
— Ótimo, Emília! Isto é mais que uma idéia-mãe. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de sopa; as seguintes terão gosto de salada, de assado, de arroz, de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as da sobremesa. Gosto de manjar branco, de pudim de laranja, de doce de batata.
— E as folhas do índice – disse Emília – terão gosto de café – serão o cafezinho final do leitor. Dizem que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também pão do corpo? As vantagens seriam imensas. Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias, ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite. (…)
— E quando a gente quiser reler um livro?
— Compra outro, do mesmo modo que compramos outro pão todos os dias.”

(Livro A Reforma da Natureza)

Entretanto, entendemos que nessa disputa entre livro convencional e livro digital não existe um vencedor! Um jamais excluirá o outro e ambos atendem à função principal do livro: transmitir conhecimento! 

Assim, certamente a opção dependerá do gosto de cada um. O importante mesmo é que da forma convencional ou da forma tecnológica os livros nunca deixem de ser lidos!




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato